Páginas

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Memórias de uma gueixa

Uma vez falei sobre as coisas que as mulheres tem de fazer para cultivar um relacionamento em um post, confesso, um tanto machista.


Mas ora vejam vocês que leio - com certo atraso, reconheço - notícia da BBC Brasil dando conta que hoje em dia ainda existem gueixas, as mocinhas japonesas versadas na arte de entreter o sexo masculino:

Uma autêntica gueixa japonesa surpreendeu os turistas nas ruas de Nova York. Komomo - que significa "pequeno pêssego" em japonês - lançou nos Estados Unidos o livro A Gueisha's Journey e diz que foi ensinar aos americanos a arte de sua profissão. O livro documenta, com texto e fotografias, a transformação de Komomo em gueixa, desde os 15 anos de idade. Todas as imagens da publicação foram feitas por Noyuki Ogino, o primeiro fotógrafo a ter acesso irrestrito ao mundo das gueixas. A profissão existe há séculos no Japão, mas está se tornando cada vez mais rara. O trabalho das gueixas é entreter os homens com sua beleza e talento para canto e danças tradicionais, além de distraí-los em festas com conversas inteligentes e agradáveis.

É, hoje em dia é preciso ser um pouco gueixa, um pouco samurai.

Nenhum comentário: