Páginas

segunda-feira, 5 de março de 2007

Uma Ode à Segunda-feira

Gosto das manhãs de Segunda-feira. Sei que faço parte de um diminuto grupo de pessoas que acordam no primeiro dia útil da semana com um sorriso no rosto. Talvez tão diminuto que inclua apenas esta incauta deslumbrada que vos fala.

Segunda-feira de manhã é o momento utópico da semana que se inicia. Nesse momento, as alegrias, diversões e descansos gozados durante o Sábado e o Domingo ainda povoam a mente e a noite bem dormida, fruto da ausência de preocupações, fortalece o corpo para a série de atividades a serem desempenhadas durante a semana.

É então, neste exato momento, que se pensa: tudo é possível porque eu posso tudo. É na Segunda-feira de manhã que cada um se torna membro da Liga da Justiça, super-herói cotidiano capaz de cumprir com todas as suas tarefas e ainda salvar o mundo no fim do dia.

Deitado na sua cama, o sujeito planeja a semana. Decide levar o relógio, o liquidificador, o vídeo cassete para o conserto. Ninguém mais usa vídeo cassete, mas ele vai levar o aparelho até a assistência técnica mesmo assim, porque decidiu não deixar mais nada quebrado dentro de casa.

Resolve que vai realmente se alimentar melhor essa semana. Olha, se comer apenas um bife com salada de tomates na hora do almoço, está ótimo. E suco, sim, suco, nada de refrigerante. Cerveja, nem pensar.

Vai se informar sobre aquelas aulas de inglês, tae kwon do, oratória, desenho livre, precisa ter outra atividade além do trabalho, senão acaba estressado, irritado com todo mundo. Decide exercitar o lado direito (ou será o esquerdo?) do cérebro, tem que pensar na velhice. Envelhecer é uma arte, todo mundo sabe disso.

Então, o sujeito se levanta, toma banho, toma café da manhã (já então começa a cuidar melhor do que come), se veste e vai para o trabalho. Sente-se bem, revigorado, de novo de posse das rédeas da sua existência.

Na Sexta-feira à tarde, o vídeo cassete continua quebrado; ninguém usa mesmo, para que gastar dinheiro com isso. Comeu o bife, a salada de tomates e mais hamburger, pizza, torta de frango e macarrão, fora os três pães de queijo na hora do almoço de quinta-feira porque não teve tempo nem de sair da mesa para almoçar. O chope (chopes, mais de um, certamente) no happy hour de quarta-feira, isso não conta, era a despedida da secretária júnior de um dos sócios adjuntos do departamento comercial de uma empresa coligada, ocasião especial. Tampouco fez tae kwon do ou desenho livre, quem é que tem tempo para isso?

Cinco dias depois, aquele momento utópico de total controle dos seus atos e horários parece longínquo e confunde-se em uma bruma de sensações em que predomina a vontade de que a semana acabe e nasça o Sábado.

Envelhecer é horrível, todo mundo sabe disso. Mas não fica pior ainda quando o tempo tanto escorre lentamente qual areia em ampulheta ou nos atropela fosse vento de verão?

Na próxima Segunda-feira, começa nova semana. É chegado o tempo de a utopia dar lugar à ação.

8 comentários:

Codinome Beija-Flor disse...

Bibi,

Aleluiaaaa!!!

Também gosto da segunda-feira.
Sobre "as promessas", já não faço nenhuma.
Faz um mês que tem uma TV no chão da minha sala, eu preciso levar pro conserto, mas falta o tempo "$$$", este é o único "tempo $$$" que me priva. Pois o outro tempo, eu tento tomar conta dele, antes que ele tome conta de mim.
Para aproveitar um pouco mais do meu tempo, tenho dormido cada vez menos e vivido mais.
(ah! se vc dormir 15 minutos menos por dia, vai conseguir deixar ao menos um post pra gente:)....)
Beijinho

Codinome Beija-Flor disse...

Bibi,

Passei pra deixar um abracinho do dia 08/03. Sei que todo dia é nosso dia. Mas vamos seguir a data comemorativa.
Beijos

MEHC disse...

Bibi, faço côro de aleluia com a Esfinge!!Que saudade de seus posts inteligentes e lúcidos.Bjo e não desapareça nem por uns dias, viu!

Codinome Beija-Flor disse...

Ai, ai, aiiiiii.
Que coisa mais feia.
Abandonou o blog.
Bjo

Codinome Beija-Flor disse...

Bibi.....
Dá pra mandar um sinalzinho de fumaça??
Bjos

Tati Bortolozzo disse...

Estou morrendo de saudades de você! Passei por aqui para te deixar um beijo! Vamos combinar aquele choppinho? Um beijão, Tati.

Codinome Beija-Flor disse...

Bibi,
Feliz por te "ler", mas infelizmente não sei o que aconteceu com Cireneu, meu contato limitava-se aos comentários e eu era uma das mais distantes.
Apenas deixou um lindo post de despedida por alguns dias.
Espero que você volte depois de tanto tempo de ausência, quem sabe Cireneu acaba voltando também.
Como você... eu tinha o "privilégio diário" da leitura e do aprendizado.
Beijinhos

MEHC disse...

Ai, Bibi, dê sinal de vida, estamos implorando :(
Bjo fica aqui, na esperança q Vc encontre...