Páginas

sábado, 12 de abril de 2008

E a lista continua...

O Daily Telegraph, de Londres, publicou uma lista (mais uma) que pretende indicar 110 livros para formar a biblioteca ideal. As categorias são Clássicos, Poesia, Ficção, Romance, Infantil, Ficçao Científica, Policial, Livro que Mudaram o Mundo, Livros que Mudaram o Seu Mundo, História e Biografias. A lista completa, você confere, em inglês, aqui.

Listas como essas sempre me fazem pensar em bolar um projeto de leitura, um desafio para mim mesma, como o de Mandi e o 200 Books, e relatá-lo aqui no blog. Não pretendo que minha experiência se tranforme em um livro, como Julie Powell e seu Julie & Julia (que li e é bárbaro e já vai virar filme*), já que minha lista contemplará apenas autores nacionais e duvido que Hollywood, Cinecità ou mesmo a Atlântida se interessem.

Lógico que não posso nem pensar em algo assim antes de terminar minha monografia sobre Literatura Policial Brasileira. Estou super atrasada e minha orientadora já cobrou o capítulo que eu deveria ter entregado há mais de um mês.

Mesmo assim, fiz uma lista (ah, essas listas...) dos autores que pretendo ler. A primeira idéia que tive foi algo como 100 livros em um ano, mais ou menos 1 livro a cada três dias e meio, e incluir, além da literatura, livros que falem sobre a cultura brasileira.

Quero que seja um panorama da literatura nacional, de 1500 até os dias de hoje. Talvez eu tenha dificuldade para escolher os títulos de literatura contemporânea; é muito mais difícil porque ainda não estão no cânone, não há como avaliar quais permanecerão, quais entrarão para a história, se me perdoam o trocadilho infame. Embora, vocês sabem, eu não ligue para cânones (se ligasse, não estudaria a desprezada Literatura Policial), acho que um projeto desses implica aceitar alguns dogmas.

Vamos ver o que acontece. Vou dando notícias.


(*) A direção e o roteiro do filme inspirado na vida da Julie estão a cargo de Nora Ephron, a mesma que escreveu Sintonia de amor, Mensagem para você e o estupendo Harry e Sally - Feitos um para o outro. Bom presságio, na minha humilíssima opinião cinematográfica.

Nenhum comentário: