Páginas

quinta-feira, 27 de março de 2008

Like the drip drip drip of the raindrops

Sou apaixonada por Cole Porter desde... nem sei, faz tanto tempo que nem me lembro mais. Junto com os irmãos Gershwin, ele é responsável pela consolidação do chamado Great American Songbook, algo como uma MPB norte-americana.

Muito se fala sobre Cole Porter: rico, esbanjador, homossexual, bissexual. Os adjetivos unânimes, porém, são sofisticado, talentoso, essencial. Sua vida virou duas cinebiografias, filmadas em 1946 e 2004. Responsável por dezenas de canções de sucesso, como Let's Do It (Let's Fall in Love), I've Got You Under My Skin e You Do Something to Me, ele foi consagrado, em 1932, com a divina Night and Day.

Night and Day já foi gravada por, por exemplo, Fred Astaire, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, U2 e Rod Stewart. É uma das minhas músicas preferidas e, um dia, ainda reunirei todas as versões em um só CD, para ouvi-las infinitamente.


Por enquanto, fiquemos com um clip de De-Lovely - Vidas e Amores de Cole Porter, de 2004, que traz Kevin Kline no papel principal. A seqüência mostra a montagem do musical The Gay Divorce, que Porter escreveu em 1932. Segundo consta, o ator do musical não conseguia acertar o tom da música. O próprio Porter teve de intervir e ensiná-lo a cantar:





Night and Day

Like the beat beat beat of the tom-tom
When the jungle shadows fall
Like the tick tick tock of the stately clock
As it stands against the wall
Like the drip drip drip of the raindrops
When the summer shower is through
So a voice within me keeps repeating you, you, you

Night and day, you are the one
Only you beneath the moon or under the sun
Whether near to me, or far
Its no matter darling where you are
I think of you
Day and night, night and day, why is it so
That this longing for you follows wherever I go
In the roaring traffics boom
In the silence of my lonely room
I think of you
Day and night, night and day
Under the hide of me
Theres an oh such a hungry yearning burning inside of me
And this torment wont be through
Until you let me spend my life making love to you
Day and night, night and day

* * *

Vocês devem estar se perguntando o porquê do post sobre Cole Porter. A inspiração veio do curso de Zuza Homem de Melo intitulado American Songbook - A Grande Canção Americana, que terá nova turma a partir de terça, dia 1/4. Se não me engano, antigamente, o curso era dado no teatro Cultura Artística. Agora está sob responsabilidade de Casa do Saber Jardins.

Para saber mais, clique aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Smith,
você sabe que admiro sua pesquisa e já tenho este blog como dos mais úteis e inteligentes que se possam ler. Sinto falta, entretanto, de suas crônicas.
Que tal colocar mais algumas aqui?
Simão