12 de março
Formação de Preço do Livro
Palestrante: José Antônio Rosa
Objetivos: Discutir conceitos de marketing e negócios associados ao estabelecimento de preços, com vistas a propiciar uma base para o profissional do segmento em suas decisões. Discutir as particularidades da fixação de preço no segmento do livro, na perspectiva do editor e do livreiro, de modo que os profissionais participantes ampliem sua base conceitual específica. Oferecer um modelo de fixação de preço específico para a indústria do livro, que poderá ser adaptado às condições e interesses da empresa.
Programa: O pricing na estratégia de negócios; O ambiente de negócios atual na indústria do livro e seus reflexos sobre o pricing; Estratégias de precificação; Cálculo do pronto de equilíbrio em diversas circunstâncias e decisões de preço; e Um modelo de pricing.
Palestrante
José Antônio Rosa
Doutorando em Comunicação/Marketing na USP, com projeto de pesquisa com foco na indústria do livro, é mestre em Administração de Empresas e bacharel em Jornalismo. Editor desde 1988, tendo lançado mais de 200 títulos, é autor de 30 obras lançadas pela sua editora e por outras. Consultor de empresas nas áreas de Administração Geral e Marketing, é professor de pós-graduação nas áreas de Planejamento e Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Novos Produtos.
Carga Horária: 4 horas
Hor.: 9h às 13h
Vagas: 40
Valor: R$ 60 (associados); R$ 120 (não-associados)
*Associados de entidades congêneres, professores e estudantes: 20% de desconto
24 a 28 de março
Revisão - O Trabalho com Textos
Palestrante: Prof.ª Maria Apparecida Faria Marcondes Bussolotti
Objetivos e Programa: Uma visão da editora, nomenclatura usada, o percurso do texto e as fases que engloba, a organização do trabalho do revisor, a preparação e copidesque do original, o papel do revisor e os limites de intervenção no texto, são tópicos que compõem esse curso dirigido a revisores permanentes, free-lancers e pretendentes.
Palestrante:Prof.ª Maria Apparecida Faria Marcondes Bussolotti
Mestre em Filologia e Língua Portuguesa- Crítica Textual, pela USP. Vencedora do Prêmio Jabuti 2004 na categoria Teoria/Crítica Literária.
Carga Horária: 20 horas
Hor.: 16h às 20h
Vagas: 40Valor: R$ 150 (associados); R$ 300 (não-associados)
*Associados de entidades congêneres, professores e estudantes: 20% de desconto
7, 8, 9 e 11 de abril
Produção Visual e Gráfica para Produtos Editoriais
Palestrante: Antonio Celso Collaro
Objetivos e Programa: Apresentar os meandros das produções visual e gráfica para a mídia impressa, desde o posicionamento técnico até a função estética dos elementos envolvidos como forma, tipologia e cor. Serão abordados temas como fisiologia e psicologia da percepção, a tipometria como ferramenta de racionalização da diagramação e a tipologia como instrumento de comunicação: visibilidade e legibilidade das letras, teoria das cores, produção gráfica editorial; o papel: qualidade e cálculo de tiragens; diagramação de jornais, livros e revistas. Sistemas de impressão e fotolitos (preparação de arquivos para produção de matrizes) etc.
Palestrante: Antonio Celso Collaro
Pedagogo, consultor técnico da Confederação Nacional da Industria para as áreas de Artes Gráficas e Produção Visual Gráfica, professor da ESPM-SP, autor dos livros "Projeto gráfico - teoria e pratica da diagramação" e "Produção visual e gráfica".
Carga Horária: 12 horas
Hor.: 17h30 às 20h30
Vagas: 40
Valor: R$ 120 (associados); R$ 240 (não-associados)
*Associados de entidades congêneres, professores e estudantes: 20% de desconto
Informações:
Escola do Livro – Câmara Brasileira do Livro
(11) 3069-1300 – Ramal 129
escoladolivro@cbl.org.br
www.cbl.org.br
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
Cursos na CBL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário