Páginas

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Sobre o acordo ortográfico

Acabo de postar um texto em que comento como é gostoso ler o português de Portugal. Caso o polêmico acordo ortográfico seja finalmente assinado, essa experiência será um pouco prejudicada.

Ao que parece, não sou só eu quem pensa assim:

Acordo Ortográfico não é necessário, diz Mia Couto
Diário Digital (Portugal) - 11/02/2008

O escritor moçambicano Mia Couto afirmou esta semana à Agência Lusa não haver necessidade de Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Na opinião do autor de O outro pé da sereia, "o acordo ortográfico tem tanta excepção, omissão e casos especiais que não traz qualquer mudança efectiva". O escritor moçambicano rebateu deste modo o angolano José Eduardo Agualusa que, na sua crônica habitual no semanário de Luanda a Capital, defendeu a escolha, por Angola, da ortografia brasileira, caso não venha a ser aplicado o Acordo Ortográfico por "resistência" de Portugal. "Sou grande amigo do Agualusa, mas nesse ponto tenho uma grande divergência", afirmou o escritor, em Lisboa, numa sessão de autógrafos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se já não cumpro as regras atuais, de 1971, acho que vou optar polo (fóssil, não?) não cumprir as vindouras. A ser treslido, prefiro descumprir determinadas regras; ademais, veja só que delícia: norma primária sem norma secundária! Dá-lhes Kelsen!
Simão

Bia disse...

Jurássico, eu diria.
Sua escrita é muito boa, amigo, com norma, sem norma, apesar da norma.
Continue assim!