Páginas

sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Abaixo a mesquinhez


Vou tentar falar sobre um assunto um pouco complicado de explicar e polêmico para entender.

Seu Aurélio define mesquinhez como insignificância, pequenez, miudeza, sovinice, avareza, desdita, infelicidade. Eu defino mesquinhez como pobreza de espírito e egoísmo, que pra mim são dos maiores defeitos que o ser humano pode ter.

Gente, ser egoísta não é comer um bolo de chocolate inteiro e não deixar nada pra ninguém, não é querer ficar em casa e assistir AXN até de madrugada, não é deixar o par constante em casa para ir a algum lugar sozinho. Isso é ter personalidade, é saber o que se quer e fazê-lo.

Egoísta é aquele que não dá passagem no trânsito, mesquinho é aquele que buzina em vez de contar até 5 (até 5, não precisa ser até 10!) e esperar o tráfico fluir numa boa. Egoísta é aquele que, quando você diz: "Tive um sonho tão legal...", ele diz: "Nossa, eu também!" e começa a contar o dele, se esquecendo de perguntar sobre o seu. Vocês sabem do que eu estou falando.

O que eu quero dizer é: todo mundo tem defeitos e problemas e eu acho, sinceramente, que cada um tem que pensar primeiro nos seus problemas para depois tentar ajudar os outros.
A dificuldade reside em saber até que ponto o assunto que nos incomoda é realmente um problema ou apenas um exagero da nossa parte; é darmos o valor real que cada assunto merece.

Nenhum comentário: