Páginas

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010



Leio no caderno Ilustrada, da Folha de S. Paulo, uma entrevista com Martin Scorsese acerca de seu novo filme, A Ilha do Medo (Shutter Island), exibido fora de competição no Festival de Berlim.

Ok, é interessante saber as influências do cineasta e conhecer algumas (duas) histórias pessoais, mas a matéria é bem fraquinha. E o pior: ao falar do filme, a repórter simplesmente se esqueceu de dizer que é uma adaptação do excepcional thriller psicológico Paciente 67, escrito por Dennis Lehane, autor de, entre outros, Sobre Meninos e Lobos e Gone, Baby, Gone – este último transformado no filme Medo da Verdade pelo canastrão Ben Affleck, que, ainda bem, deixou o papel principal para seu irmão, Casey, muito mais competente.

Custava a moça se informar melhor ou, pelo menos, dar o devido crédito? Scorsese é bom, muito bom, mas nem ele seria capaz de fazer o filme que fez se não fosse Lehane. Tão, ou mais, importante quanto a estética do longa, é citar sua origem literária.

5 comentários:

Furlan disse...

Opa, depois de uma licença sabática volta a minha amiga a escrever? Bom, não?
Vou ver o filme, agora com a explicação completa.
Abraços de duas asas!

Bia disse...

Bom é saber que você ainda está visita o Casco, darling.
Beijos!

Anônimo disse...

Realmente. Agora, o mais triste é quando livros que recebem adaptações com nomes diferentes começam a ser publicados com o nome do filme. Se não me engano, isso está ocorrendo com Paciente 67. Encontrei o livro com o nome Shutter Island com a capa sendo o poster que você postou.
Descobri o blog agora. Muito bom.
Heitor Bastos

Bia disse...

Obrigada pela visita, Heitor, seja bem-vindo!
Espero que o que você tenha visto seja a edição em inglês. Não diminui o ridículo da coisa - republicar o livro com a capa igual ao poster de cinema -, mas pelo menos significaria que as editoras brasileiras estariam mais ou menos imunes a essa prática.
Volte sempre!
Beijo da Bia

* Edméia * disse...

*Bia, boa noite !!! *

Cheguei aqui através do blog

"Esquina Virtual" da Sheila !!!

*Tô apreciando muito este teu

espaço e já te sigo !!!

*Fiques com Deus.

*Ótimo feriado !!!

*Um abraço.

P.S. - Voltarei mais vezes aqui

e ... SEM pressa !!! (Tô caindo

de sono ! Já é madrugada e o dia

anterior foi atribulado !!! ).