Páginas

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Sites interessantes (5)

Essa eu li no Assinado: Tradutores:

"O Index Translatorium é um projeto da UNESCO dedicado a catalogar todas as traduções publicadas no mundo. Seu público-alvo declarado é formado por bibliotecários, pesquisadores, editores, livreiros, tradutores e estudantes.

Nesse catálogo online, é possível pesquisar, por exemplo, que traduções de determinado autor foram publicadas em idioma português, em que país e em determinado período.


O banco de dados contém informações sobre cerca de 1,7 milhão de livros traduzidos e publicados em mais de 130 países, em todas as áreas do conhecimento, como filosofia, religião, direito, educação, economia, medicina, administração, história e literatura. Essas obras foram escritas por quase 250 mil autores.

O projeto Index Translatorium é o mais antigo da UNESCO. Na verdade, ele já existia antes da criação da UNESCO e da própria ONU, pois era um projeto de catalogação criado pela antiga Liga das Nações em 1931 e publicado em vários idiomas na forma de um boletim trimestral em 14 países até 1940, devido à II Guerra Mundial, e retomado em 1948 pela UNESCO. Desde então, evoluiu de uma publicação anual em papel para edições em CD-ROM e recentemente uma publicação na internet com acesso gratuito.

Para conhecer o Index Translatorium,
clique aqui."

Nenhum comentário: