Há um pouco de Jane Austen em toda mulher, mesmo que ela não saiba. No comecinho do século 19, a escritora inglesa escrevou seis romances que fizeram sucesso instantâneo e continuam extremamente atuais: Razão e Sentimento (Sense and Sensibility, 1811), Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice, 1813), Mansfield Park (1814), Emma (1815), A Abadia de Northanger (Northanger Abbey, 1818) e Persuasão (Persuasion, 1818). Os livros de Jane são filmados e refilmados o tempo todo, embora eu nunca tenha assistido a uma adaptação de Northanger Abbey.
No filme O Clube de Leitura de Jane Austen (The Jane Austen Book Club, 2007), cinema para meninas, é traçado um paralelo entre as heroínas dos romances e os membros do clube, embora esse paralelo fique mais evidente no livro homônimo.
Mas a história vai além e nos faz perceber que as discussões propostas por Jane ainda não se encerraram, nos faz notar como é vasto e maravilhoso o campo das emoções humanas e como ainda há o que se dizer a esse respeito.
quinta-feira, 10 de julho de 2008
Dos filmes que não me canso de assistir (2)
Postado por Bia às 08:47
Tartatags: cinema, literatura inglesa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Vou esperar um domingo com muito frio e preguiça pra pegar uma pilha de filmes (suas indicações), vou fazer pipoca, chocolate quente com canela e assitir tudinho.
Ah! Faltou a caixa de lenços.
Depois conto o que achei dos filmes.
** Continuo sugerindo que vc assista "Jornada da Alma".
Bjinho
Sugeriria (não sei se V. já viu) "A Lenda de Beowulf". Fiz brevíssima resenha no meu blogue, se bem que completamente dispensável: o filme fala por si.
Abraços fortes!
Já anotei ambas sugestões no meu caderninho!
Beijos da Bia
Onde vc anda moça???
Cadê nossos post's??????
bjos
Postar um comentário