Páginas

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Pareto e os livros

Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Cultura promove feiras de troca de livros em parques da cidade. Em 2007, a feira aconteceu em três parques: Carmo, Luz e Ibirapuera e, no total, foram efetuadas 11 mil trocas por 5.100 usuários.

Mais do que a louvável iniciativa da prefeitura, o que chama a atenção nessa notícia são os dados divulgados para apoiá-la. Segundo pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, metade dos livros lidos atualmente não é comprada: as obras são emprestadas, ganhadas ou trocadas. O brasileiro lê uma média de 1,8 livro por ano, enquanto o inglês lê 5 e o francês, 7. 47% dos alfabetizados declaram possuir no máximo dez livros em casa, enquanto 16% da população concentra 73% dos livros (Pesquisa Retrato da Leitura no Brasil/CBL).

Ao que parece, infelizmente o princípio de Pareto - aquele que diz que 20% das causas são responsáveis por 80% das conseqüências - também se aplica às bibliotecas pessoais brasileiras. A aplicação mais comum do princípio 80-20 é na administração de negócios (80% das vendas de uma livraria advém de 20% dos títulos expostos, por exemplo), mas é notável perceber a ocorrência em outras áreas, como a distribuição de renda no País ou a freqüência com que você usa suas roupas (80% do tempo você usa apenas 20% do seu guarda-roupa).

Para fazer parte, ou sair, das estatísticas, confira a programação das próximas Feiras de Troca de Livros e Gibis:

11 de maio
Parque Anhanguera (av. Fortunata Tadiello Natucci, 1.000, Km 24,5 da via Anhanguera, Perus, zona norte)

18 de maio
Parque Cidade de Toronto (av. Cardeal Mota, 84, City América/Pirituba, zona norte)

8 de junho
Parque da Luz (praça da Luz, s/no, Bom Retiro, Centro)

22 de junho
Parque Santo Dias (estr. de Itapecerica, altura do no 4.800, Capão Redondo, zona sul)

Sempre aos domingos, das 10h às 16h.

2 comentários:

Alda Inácio disse...

Oi menina, que beleza ler um blog que fala de literatura, andam cada vez mais escassos. Vou ficar por aqui, armar minha barraquinha e pegar emprestado um dos tes textos e me deliciar.
Deixo aqui o meu abraço carinhoso.
Alda

Bia disse...

Oi Alda!
Passei lá no seu blog e assinei o livro de visitas.
Obrigada por aparecer aqui no Casco, sinta-se à vontade!
Beijo da Bia