Páginas

terça-feira, 15 de abril de 2008

Uma lágrima para Eduardo Martins

Era só jornalista e foi um jornalista reclamão até o fim. Internado desde o dia 9 no Hospital São Camilo, onde morreu aos 30 minutos deste domingo, vítima de insuficiência respiratória e de um tumor na bexiga, entrou na UTI inconformado com o tamanho do televisor do quarto e falando das colunas que teria de escrever quando tivesse alta.

Natural de Cáceres (MT), Eduardo Martins nasceu em 26 de julho de 1939. Aos 17 anos de idade, começou a trabalhar na Redação do Estado, primeiro fazendo palavras cruzadas como colaborador e, a partir de 1960, sucessivamente como redator, repórter e editor. Aos 68 anos, costumava dizer, com muito orgulho, que esse foi o único emprego de sua vida, uma paixão profissional. Era um especialista em Língua Portuguesa. Autor do Manual de Redação e Estilo, que o Estado lançou em 1990 com grande repercussão, escreveu o livro Com todas as letras: o português simplificado e uma série de seis Resumões da Língua Portuguesa.

fonte: O Estado de S. Paulo


Eduardo Martins é meu colega de trabalho, embora eu nunca o tenha conhecido pessoalmente. Todos os dias ele me ensina um pouco mais sobre como usar meu instrumento de trabalho com correção e clareza. A Língua Portuguesa acaba de perder um de seus maiores entusiastas.

Nenhum comentário: