Páginas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Rostos e nomes

Desde que eu passei a me dedicar com mais afinco à escrita deste blog, do Criminália e do Homem Nerd, conheci diversas pessoas com quem mantenho contato exclusivamente virtual. Foi assim com Tereza Yamashita, Andre Esteves e Thiago Carvalho. Com outras, o primeiro contato foi pela internet, mas já tive o prazer de conhecê-las pessoalmente, caso do Xico Sá (contei o caso aqui) e Edson Rossatto (que entrevistei aqui). Ou seja, alguns nomes já ganharam rostos.

Quando leio um livro, costumo pesquisar um pouco sobre o autor, saber quem ele é (ou era), normalmente na Wikipedia. Se eu gostar muito do enredo, fico de olho em eventos que contarão com a participação do autor para comparecer e dar uma tietada: faço elogios, peço autógrafos. Gosto de ter contato com escritores, gosto de colocar um rosto no nome escrito na capa.

Essa minha “estratégia”, logicamente, vale para autores brasileiros. Quanto aos autores estrangeiros, procuro pesquisar no Meet the author, minha dica de hoje.

O site traz vídeos com depoimentos de vários autores, falando sobre os próprios livros. Ouvi-los discorrer sobre o enredo e o processo de criação dá um charme especial à leitura da obra. Pode ser que o autor chame sua atenção para detalhes que, sem esse recurso, teriam passado despercebidos.

David Baldacci, Richard Dawkins, Ian Rankin, Terry Pratchett e Philippa Gregory são alguns dos nomes que aparecem nos vídeos. Até Paulo Coelho, que vende mais para estrangeiros do que para brasileiros, já deu o ar da graça.

Nenhum comentário: