Páginas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

As minhas livrarias favoritas

Saiu aqui uma lista, muito bacana, de livrarias incríveis ao redor do mundo.

Aficcionada por listas que sou, não resisto e faço a minha lista de livrarias preferidas:

1. Mysterious Bookshop em New York

Especializada em literatura policial, foi idealizada pelo simpático Otto Penzler, autor e antologista, último bastião da crime fiction em NY. Seu Otto aparece aí do lado, trabalhando na livraria que, percebam, tem prateleiras até o teto repletas, lotadas, abarrotadas de romances policiais de todo o gênero, origem, forma e cor. Muitos exemplares estão assinados pelos autores. Há seções interessantes como a Sherlockiana e outras extremamente úteis (pelo menos para mim) como a de crítica e teoria literária especializada.

Conhecer o seu Otto e a livraria foi um sonho, quase chorei de emoção, juro.

2. Livraria da Travessa, Rio de Janeiro

Refiro-me à unidade da Av. Rio Branco, no Centro. Lógico, todas são charmosas, gostosas de passear e se perder em meio aos livros, tomar um café e tal. Mas a filial na Rio Branco... Ah, são outros quinhentos!
O prédio antigo já justifica a visita. Ao entrar na loja, o pé-direito nos faz ficar deslumbrados. Ampla, clara e bem-arrumada, é irresistível. Livros e mais livros sobre o Rio de Janeiro, títulos que raramente vemos aqui. E outra vantagem é poder sair de lá e caminhar até a Confeitaria Colombo para tomar um café e comer um quindim de camisola. Passeio nota 10.

3. Livraria da Vila, São Paulo

A filial da Al. Lorena é chic, fashion, top design, eu sei; mas também é um dos lugares mais agradáveis que já visitei. Poltronas, bancos, almofadas. Um dos lugares mais legais para uma noite de autógrafos. Acervo bacana concentrado em literatura, história e arte.

Minha lista não é tão extensa quanto a do Guardian, mas é porque ainda não conheci:


Negra y Criminal, Barcelona

Murder One, Londres

El Ateneo, Buenos Aires


Ainda chego lá.

2 comentários:

Furlan disse...

Você é chique demais, Smith!

Bia disse...

Ah, Aarão, bom gosto e elegância é uma qualidade que compartilho com você!