Páginas

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Presentes de Natal


Faltam cinco dias para a véspera de Natal e, seguindo (imitando) o que fizeram Otto Penzler e Alexandre Inagaki, vão aí minhas sugestões de presentes. Literários, óbvio.

Para quem gosta de novidade, alguns lançamentos bacanas podem ser uma boa idéia: o thriller Lemniscata – O enigma do Rio, de Pedro Drummond, de quem falei aqui; a poesia reunida de Moacir Amâncio em Ata; ou o bom humor e a escrita afiada de Xico Sá em Caballeros solitários rumo ao sol poente, de quem falei aqui.

Para quem quer conhecer a nova geração da literatura brasileira, os contos de Nelson de Oliveira em Ódio sustenido, recém agraciado com o Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional.

Para quem curte o livro não só pelas palavras que ele contém, mas também como objeto, a dica é O futuro do livro, que reúne depoimentos de sessenta personalidades, em uma edição linda, capa e miolo deslumbrantes.

Para quem gosta de romances policiais, o metaliterário O enigma de Paris, de Pablo de Santis, é tiro certeiro. Acho que o único livro que li em que os ajudantes de detetives ganham tanto destaque.

Para quem adora cozinhar, Julie & Julia, de Julie Powell, a americana louca que resolveu cozinhar todas as 524 receitas de um velho livro de culinária francesa, escrito pela grande Julia Child, em um ano e viveu para contar a história.

Para quem gosta de fantasia, a trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman: A bússola de ouro (acabou de virar um filme com Nicole Kidman e Daniel Craig), A luneta âmbar e A faca sutil. Não são livros só para crianças, não, a historia aborda religião e educação de forma interessantíssima.

E, por fim: A sombra do vento, de Carlos Ruiz Zafón, e A casa de papel, de Carlos Maria Domingues, de que fiz uma resenha aqui. Não tem como errar, são dois dos livros mais sensíveis que já li.

Boas compras, boas leituras, boas festas.

Nenhum comentário: