Páginas

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Prêmio Jabuti 2007 (1)

Ferreira Gullar e Latinoamericana são os vencedores do Prêmio Jabuti 2007
Categorias Biografia e Poesia fizeram homenagens póstumas


SÃO PAULO – A entrega do 49º Prêmio Jabuti, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), aconteceu na noite de ontem (31/10) na Sala São Paulo da Estação Júlio Prestes, bairro da Luz. Os prêmios de livro do ano foram concedidos, na categoria ficção, a Resmungos, livro de crônicas do poeta maranhense Ferreira Gullar e, na categoria não-ficção, a Latinoamericana – Enciclopédia contemporânea da América Latina e Caribe, organizada por Ivana Jinkings, Emir Sader, Carlos Eduardo Martins e Rodrigo Nobile.

Os livros Anita Malfatti no tempo e no espaço, de Marta Rossetti Batista, e A imitação do amanhecer, do poeta Bruno Tolentino, receberam prêmios in memoriam. Os livros já haviam sido escolhidos como finalistas antes da morte dos autores, mas o regulamento proíbe que o prêmio seja concedido a autores falecidos.

A premiação contou com a presença do vice-governador Alberto Goldman e do presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Muniz Sodré de Araújo Cabral, representante do ministro da Cultura, Gilberto Gil. Também compuseram a mesa do evento a presidente da CBL, Rosely Boschini, e o curador do prêmio, José Luiz Goldfarb.

Dos 2.052 inscritos em 20 categorias, foram premiados os três primeiros colocados em cada categoria e, entre esses, foram escolhidos os dois grandes títulos vencedores do ano, que receberão um prêmio de R$ 30 mil cada um.

[O texto acima foi um exercício de redação jornalística informativa e relata fielmente os fatos]

Nenhum comentário: