Páginas

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Não sou feminista.

Dito isso, acho que posso extravasar minha indignação sem medo de ser rotulada. Eu já chamei a atenção para o fato de as mulheres serem oprimidas pela dor-de-cotovelo masculina aqui e aqui. Na semana que passou, outro fato demonstrou o desprezo com que a maioria das mulheres é tratada.

Em Abaetetuba (PA), uma jovem de 15 anos passou 30 dias presa em uma cela comum, na companhia de 20 homens. A revista Época desta semana diz, na seção Fala Brasil, que ela foi agredida e obrigada a fazer sexo em troca de comida. Não posso nem imaginar as barbáries a que essa moça foi submetida. É difícil esperar que ela consiga superar o trauma e seguir em frente com sua vida, mesmo depois de cumprir a pena por tentativa de furto, castigo que nem de longe se compara à provação que ela já enfrentou na cadeia.

É óbvio que as mulheres sofrem mais abusos do que os homens. Se não fosse assim, não haveria delegacias especializadas em anotar cada tabefe, cada bofetada, cada soco desferido contra uma mulher.

As humilhações de que as mulheres são vítimas são constantes. Muitas delas, são tão corriqueiras que nem percebemos quando acontecem. A linha que separa o elogio da ofensa é tão débil que às vezes não sabemos quando foi ultrapassada. É elogio recebermos uma cantada em uma boate mas é humilhante quando o segurança da mesma boate não tira os olhos dos seus peitos? É humilhante quando passam a mão na sua bunda no ônibus mas é elogio quando o bonitão do escritório faz a mesma coisa na sala de reuniões?

Eu não acho que homens e mulheres têm de ser iguais. Acho saudável que todos nós cultivemos nossas diferenças porque só assim saberemos apreciar o que o outro tem de interessante. Mas termos dois pesos e duas medidas é tão prejudicial quanto nos calarmos frente a barbaridades como a que aconteceu em Abaetetuba.

Em tempo: o jornal Metro de hoje noticia na p.4 que a jovem de 15 anos teve de sair do estado do Pará por temer pela própria segurança.

2 comentários:

Codinome Beija-Flor disse...

Bibi,
maravilha ver que vc voltou (mesmo) para cuidar do seu blog.
Cada dia melhor.
Bjos

Bia disse...

Obrigada, querida amiga e leitora fiel!
Beijos!