Páginas

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Ler ou não ler?

A revista EntreLivros do mês de outubro trouxe um comentário de Umberto Eco sobre um livro chamado Comment parler des livres que l'on n'a pas lus? (Minuit, 2007) – em bom português, Como falar dos livros que não lemos? O mesmo livro é objeto de resenha na revista Época dessa semana e, segundo o artigo, será lançado aqui no Brasil em janeiro, pela editora Objetiva.

Pierre Bayard, autor do livro e professor de literatura na Universidade de Paris, admite sem pudores que nunca leu Ulisses, de James Joyce. Ele diz que não precisamos ler a obra para poder falar sobre ela; o segredo é conhecermos sua classificação crítica.

Ou seja, não precisaríamos ler o livro, mas sim ler os livros sobre o livro. Algo como uma metaliteratura, penso eu. Não deixa de ser uma teoria interessante, mas um pouco temerária de ser divulgada em um país como o nosso.

Tanto o comentário de Umberto Eco quanto a resenha de Marcelo Bernardes sugere que o livro merece, ao menos, uma passada de olhos. Acho que, no fim, terei de ler o livro de Monsieur Bayard para tirar minhas próprias conclusões.

Nenhum comentário: