Páginas

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Festival da Mantiqueira

Neste fim de semana tem o Festival da Mantiqueira - Diálogos com a Literatura, na cidade de São Francisco Xavier, que fica na estrada velha para Campos do Jordão, logo depois de Monteiro Lobato.


Aquela região, aliás, é a que Lobato retratou em Cidades Mortas. Quem conhece por ali, entende o porquê do título. Antes das grandes rodovias, as únicas estradinhas que cortavam o Vale do Paraíba passavam por ali. Taubaté e São José dos Campos, por exemplo, tiveram a sorte de continuarem à margem da Dutra e da Carvalho Pinto, mas lugares como Monteiro Lobato (a cidade) ficaram entrevadas no vale, sem chance de se desenvolver.

É uma pena, porque a estradinha, apesar de cheia de curvas e de ter um buraco aqui e outro acolá, é muito bonitinha. A paisagem seria um clichê de tão bucólica, se não fosse real. Para quem não tem pressa de chegar a Campos do Jordão, vale a pena passear por lá.

Bom, o festival literário começa nesta sexta-feira, dia 30, mas as palestras só rolam no sábado e no domingo. A programação completa está no site do festival.

Eu vou passar o sábado passeando por lá. Às 11h, tem Literatura e Cinema, com Suzana Amaral, Moacyr Scliar e Marçal Aquino (entenderam agora porque faço questão de ir?); às 15h, tem Milton Hatoum e, às 17h, tem Literatura e Bossa Nova, com Nelson Motta, Fernanda Takai e Zuenir Ventura.

Vá, vá, vá. As palestras são grátis, a viagem é gostosa, a comida é boa e, se tudo isso não o animou, a mera perspectiva de passar o dia envolto em ares literários deveria bastar.

Vá, vá, vá. Faça alguma diferente no fim de semana, para variar.

A gente se vê lá.

Nenhum comentário: