Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2008

José de Alencar

Sempre há bons lançamentos, mas este faço questão de destacar:


Luís Viana Filho
Ed Unesp

Viana Filho é um dos maiores biógrafos brasileiros. Seu livro sobre Machado de Assis é leitura obrigatória para qualquer estudioso, junto com os retratos escritos Lúcia Miguel Pereira, R. Magalhães Jr e Jean-Michel Massa.

Vale citar que Machado era um admirador de Alencar, a quem homenageou na fundação da Academia Brasileira de Letras. A cadeira ocupada por Machado tinha Alencar como patrono.

Pouco antes de Machado morrer, tornou-se muito amigo de Mário, filho de Alencar. Um ou dois anos depois da morte de Machado, Mário escreveu dois livros de memórias sobre o escritor, ambos publicados pela Garnier. No fim de semana passado, tive a oportunidade e a honra de manusear esses volumes e posso atestar: são de 1909 e 1910. Lindos.

2 comentários:

Nina disse...

Oi Bia,

faz um tempo que não passo por aqui, e ontem minha filha estava me lembrando que precisa de livros, daí, lembrei de vc. Puxa, passei aqui hj na correria, olhei tudo em volta e não vi se vc publicou aquela listinha que te pedi sobre livros pra adolescentes. Ahh desculpa se vc falou e eu perdi, desculpa tbm te dar esse trabalhão.
Será que vc ainda pode me ajudar???

Obrigadinha e bjs

Bia disse...

Nina, querida, mil desculpas pela falha. Imperdoável!
Hoje cedo, a caminho do trabalho, pensava sobre a lista e várias coisinhas interessantes me vieram à mente.
Prometo que de hoje não passa!
Beijos!