Páginas

terça-feira, 22 de abril de 2008

Cursos sobre Borges e Dante

Recebi o press release e repasso aos interessados (eu mesma, se pudesse faria o curso sobre Borges):

O EDENº343 (Espaço de Experimentação Nº 343), coordenado por Tania Rivitti e Juliana Monachesi, teve início com oficinas e grupos de acompanhamento artístico em diversas áreas. Hoje, oferece também eventos e cursos que abrangem a cultura geral, para interessados em acompanhar temas centrais da vida contemporânea, através de um contato próximo e interativo com especialistas em diferentes áreas ligadas à imagem e ao texto, como literatura, artes visuais, ilustração, curadoria, transformações tecnológicas, relações geopolíticas, dentre outras.
São oferecidas, ainda, atividades gratuitas, como exposições, projeções de filmes seguidas de debate, leituras mensais de portfólio e palestras abertas.

AUTORES GENIAIS E SUAS OBRAS INQUIETANTES
Este núcleo apresenta, por meio de quatro autores, momentos decisivos do percurso da literatura universal. Borges, Dante, Baudelaire e Tanizaki servem de ponto de partida para uma viagem por vários séculos, quatro diferentes culturas e pela obra de quatro grandes escritores.

Dante: vida e poesia
curso com Eduardo Sterzi
24/04, 08 e 15/05
quintas, 20h às 22h
R$ 150,00

Uma conversa sobre a vida e a obra de Dante Alighieri, refletindo sobre as razões de sua permanência como um dos autores fundamentais dos últimos séculos. O que sabemos sobre o homem Dante, para além da poesia? Que nova relação entre vida e poesia ele estabeleceu com sua obra? O que de novo ele trouxe para a literatura ocidental? Qual o valor de suas obras anteriores e paralelas à Comédia? Por que e como ler Dante hoje?

1ª aula – A Vida Nova: a descoberta do amor e da poesia
2ª aula – Do Inferno ao Purgatório: o peso do tempo e o tempo da pena
3ª aula – Do Purgatório ao Paraíso: o reencontro com Beatriz, rumo à beatitude


Borges: a procura das formas e da voz
curso com Ana Cecília Olmos
dias 12, 19 e 26/06
quintas, 20h às 22h
R$ 150,00

Uma análise da obra de Jorge Luis Borges, que, ao longo do século XX, ganhou significativa relevância na literatura não só argentina como na ocidental como um todo. Os poucos avatares, porém determinantes, da vida deste escritor, as vicissitudes da recepção de sua obra, assim como as peculiaridades estéticas de seus textos permitem compreender as razões de sua permanência como um dos autores fundamentais dos últimos séculos.

1ª aula – Borges na literatura argentina e sua projeção internacional.
2ª aula – Ante a perplexidade do real: o fantástico e o policial em Borges.
3ª aula – À procura da voz: ensaio e poesia em Borges

Ana Cecilia Olmos é formada em Letras Modernas pela Universidade Nacional de Córdoba, Argentina e professora de Literatura Hispano-Americana da Universidade de São Paulo. Especialista em literatura e cultura hispano-americana do século XX, atualmente concentra sua pesquisa no campo dos discursos críticos latino-americanos, na narrativa contemporânea e no ensaio de escritores. Publicou diversos artigos em livros e revistas especializadas e de difusão cultural e os livros Ensayo[s] de narradores (Córdoba, CEA, 2007) e Por que ler Borges (São Paulo, Ed. Globo, 2008).

Mais informações:
Rua Lisboa, 285
São Paulo, SP
Tel 3063-2299
www.eden343.com.br / eden343@uol.com.br

Nenhum comentário: