A título de curiosidade:
No Brasil, os livros, quase sempre, têm o mesmo formato: 14cm x 21cm. Em alguns casos, lançamentos mais importantes, e merecedores de uma campanha de marketing diferenciada, são publicados em formato 16cm x 23cm. De uns tempos para cá, editoras como a Companhia das Letras e a Record aderiram ao formato de bolso (12cm x 18cm), explorado quase exclusivamente pela L&PM durante anos a fio.
No EUA, a variação nos formatos dos livros é tão padronizada que cada um tem nome específico. Hardcover, Trade Paperback, Mass-Market Paperback são os mais utilizados. Essa diferenciação, mais do que estética, reflete a estratégia de lançamento de novos títulos. O caminho padrão é que o livro seja lançado em edição capa dura (hardcover) e meses depois em edição de bolso (mass-market).
O público consumidor de cada tipo de edição também é diferente, tanto que a maioria das listas de Mais Vendidos separa os números de cada um. O formato Trade Paperback, por exemplo, é destinado a uma literatura mais refinada e a um público mais letrado; custam em torno de US$ 14.95. Já Mass-Market é aquela edição em papel jornal, que custa entre US$ 6.99 e US$ 7.99.
Para quem quiser saber mais, um artigo no NY Times esclarece a diferença entre os tipos de edição encontradas no mercado norte-americano.
domingo, 16 de março de 2008
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Postado por Bia às 22:41
Tartatags: editoração, livros, mercado editorial
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Um comentário:
Mr. "Mass-Market" batendo continência!
Direeeita vooooolveeer!
Amplexos"!
Simão
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