Páginas

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Livros piratas

Li aqui o desabafo de uma autora sobre o download ilegal de seus livros. Pelo o que eu entendi, existem sites que compartilham e-books entre os usuários, algo como o Napster fazia com músicas antigamente, antes de ser fechado.

A autora em questão é Diana Holquist, que escreve romances água-com-açúcar-e-pimenta (leia-se, romances bobinhos com cenas de sexo). A pessoa que fez o download se justificou dizendo que não tinha encontrado o livro para comprar, em lugar nenhum (o que eu duvido seja verdade; ela tem acesso à internet para baixar o livro, mas não tem para comprar o livro na Amazon?).

Não vou analisar se os livros de Ms. Holquist são bons ou não, mas não posso deixar de me sensibilizar com esse incidente. Eu não tinha parado para pensar nisso, até agora, e sinto-me dividida.

De um lado, o respeito que tenho por autores em geral. Eu trabalho para eles, uma de minhas funções é ajudá-los a escrever melhor, é fazer pareceres técnicos que os guiem em direção a um livro de sucesso, é colocar meus (parcos) conhecimentos da língua portuguesa a serviço de quem se aventura a escrever um livro.

Por outro lado, ainda me espanto com o preço de determinados lançamentos. Sei que é uma saia justa, que as editoras não estão ganhando rios de dinheiro ultimamente, mas alguns valores estão exorbitantes.

E, no meio do caminho, há os sebos, físicos e virtuais. Mesmo que, hoje em dia, os sebos não tenham preços tão mais baratos como antes, ainda são opções mais em conta.

Aqui no Brasil (não sei como é nos outros países, mas imagino seja igual), ainda temos o problema do xerox. Embora o problema esteja amenizado pela lei, é claro que, com jeitinho, você ainda encontra gente disposta a copiar livros inteiros.

Qual seria a solução?

2 comentários:

Blog do Beagle disse...

Copiar livros inteiros em máquina xerox é cobvardia!!! Quando eu estava na USP era a solução pois, os livros eram todos ou quase, em francês e inacessíveis via livrarias. Hoje a coisa mudou. Vc conhece o site da biblioteca ocicial do governo? Vou tentar encontrar e depis lhe passo. Tem coisas muito boas lá. Bjkª. Elza

Lazer Produções & Associados disse...

Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2008
"Encontrei um blog sobre música bastante interessante. Chama-se som barato e ele disponibiliza vários álbuns em MP3 para download. Antes que me atirem paus e pedras, explico que a troca de músicas em formato digital não é crime; ilegal é ter lucro com isso e não pagar direitos autorais para o músico.

Dito isso, vai lá e divirta-se. Tem raridades que só vendo (ou melhor, ouvindo) para acreditar."

Com livros é diferente?

Carlos Araújo
carlosaraujovr@gmail.com