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terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Deu no New York Times (1)

Leio, na edição de hoje, que a prestigiada Harvard University colocará em votação, esta semana, um assunto bastante importante e polêmico: publicar, ou não, os trabalhos científicos de seus professores gratuitamente na internet.

A favor da medida está o fato de que, embora a decisão afete apenas a universidade americana, é um exemplo que poderia ser seguido por outras instituições. A iniciativa, se acatada, proporcionaria acesso à pesquisa e material universitário, a custo zero, para um grande número de pessoas. Ainda, os autores manteriam os direitos autorais pelos textos e poderiam publicá-los em qualquer revista especializada ou editora que quisessem.

Contra a medida está o argumento de que o mercado editorial seria prejudicado com a diminuição de material a ser publicado. Isso poderia, em última instância, afetar os subsídios destinados a treinamento de professores e patrocínio de congressos. Ainda, há o medo da banalização dos trabalhos, que chegariam à internet tão rapidamente quanto um vídeo amador com as últimas peripécias de Britney Spears.

Acho que os temores de quem é contra são exagerados. A indústria das editoras especializadas não vai acabar; terá apenas que se adaptar às novas condições. Vou ficar de olho na mídia para saber no que vai dar essa discussão.

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