Páginas

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Café com livros

Escrito por Ricardo Costa e publicado no Publishnews no dia 31 de janeiro, o artigo abaixo chamou minha atenção pelas dicas e pela constatação:

"Sempre achei que um bom livro combinava com um saboroso café; e muitas vezes fiquei frustrado ao ir a uma livraria e ter que sair de lá para encontrar um café no mesmo nível dos livros que eu apreciava. Mas a história mudou de tempos para cá em São Paulo (SP). Desde o início deste ano, por exemplo, a Livraria da Vila trouxe mais sabor para a vila mais charmosa de São Paulo. Sob a jabuticabeira, no quintal da Vila, você saboreia um delicioso café do Santo Grão enquanto curte sua leitura favorita ou bate-papo com seus amigos, numa atmosfera descontraída e aconchegante. Mas não foi só na Vila que o sabor atingiu um novo patamar. No belo MF Café, da Martins Fontes Paulista, a marca é Astro e os cafés especiais são muito bons. Além dos cafés, a Vila e a Martins Paulista disponibilizam Wi-Fi gratuitamente. A Livraria Cultura da Paulista tem uma cafeteria finíssima, que serve o Nespresso, considerado pela Veja SP o melhor café da cidade em 2007. Pra não ficar atrás, a nova megastore da Saraiva, inaugurada recentemente no Shopping Pateo Paulista, abriga o descolado Café Suplicy. E não posso deixar de fora a Martins Editora Livraria (centro de Sampa), com seu Café Lutetia que trouxe o Sospeso da Itália, e onde você pode deixar um café pago em nome de uma pessoa, que o receberá quando for à loja. Estes são apenas alguns exemplos. Agora não é só escolher o livro, você também escolhe o café. E as opções são cada vez melhores!"

Quem me conhece, sabe que não tomo café; prefiro um cappuccino ou um chocolate quente, um café Baileys da Cristallo ou um frappuccino do Starbucks. Mesmo assim, adoro a idéia de livrarias com café. Sendo assim, acrescento à lista a Livraria Sobrado (foto ao lado), charmosíssima na Av Moema. Tem revistaria, internet sem fio, café e uns doces maravilhosos. Vale a pena conhecer.



No Rio de Janeiro, recomendo os cafés da Livraria da Travessa - qualquer uma delas - e da Argumento, no Leblon. E as próprias livrarias também, lógico.



Se alguém tiver mais alguma dica, pode me mandar um e-mail e eu posto aqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

Duas ponderações, Bibi:
1ª - Dependendo do livro, é bom mesmo a gente estar com o café ao lado e, em sendo possível, derrubar sobre ele; quanto a alguns livros raros que tenho em casa, distância entre eles e a chávena é imprescindível. Exemplos: Vieira, algumas raridades de Clóvis, um exemplar quase extinto de Henry Lalou, Emilio Betti, os irmãos Mazeaud, etc.
2ª - você é chique demais. Não me canso de repetir isto!
Simão

Codinome Beija-Flor disse...

Bibi,
Eu acho perfeito mesmo a combinação de cheiro de livro novo - com o aroma de café, primera coisa que faço quando abro um livro é cheirá-lo.

Bj

Bia disse...

Simão,
concordo plenamente! Temos de ter cuidado com os comes e bebes perto das páginas.
Beijos,
Bibi "chic" Smith

Bia disse...

Cheiro de livro novo é um perfume muito agradável, mesmo. Tem gente que acha que somos loucos por cheirar páginas, mas quem não é?
Beijos, Esfinge!