Páginas

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Uma lágrima para Heath Ledger

Heath Ledger, ator australiano de 28 anos, foi encontrado morto hoje, em um apartamento no SoHo, em Manhattan.

A primeira vez que o vi foi em 10 coisas que eu odeio em você (10 Things I Hate About You, 1999), uma comédiazinha adolescente sem pretensão nenhuma e que eu me dispus a ver só porque tinha sido inspirada em A megera domada, de Shakespeare. Bom, o filme é bonitinho mas Heath Ledger era mais, o que mostrou ao cantar "Can't Take My Eyes Off You", em ritmo de banda de fanfarra.

Mais tarde, assisti a Coração de cavaleiro (A Knight's Tale, 2001), filminho bacana que conta uma história dos tempos medievais com apelo contemporâneo. A trilha sonora é incrível, nunca imaginei que Queen e David Bowie combinasse com armaduras, cavalos e torneios antigos.

Depois disso, vieram A última ceia (Monster's Ball, 2001) - excelente, excepcional! -, Os irmãos Grimm (The Brothers Grimm, 2005) e Casanova (2005). O grande destaque veio com O segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain, 2005), em que Ledger interpretou um cowboy gay. Polêmicas à parte, o filme é sensível e ele trabalhou muito bem.

O último papel que ele interpretou foi o de Coringa, em O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008), que ainda não estreou por aqui. Não foi ele quem riu por último, porém.

Mais um que se foi. Que ele se reuna a River Phoenix, James Dean, Brad Renfro e tantos outros que não chegaram à idade que tenho hoje.

E.T. Heath é o diminutivo de Heathcliff, personagem do romance O morro dos ventos uivantes, de Emily Brönte. Já falei sobre a importância do nome aqui. Nunca, em sã consciência, eu daria esse nome a um cachorro, que dirá a um filho. Quem conhece a história sabe que Heathcliff é um homem amargo, que sofre por não poder amar livremente. O nome encerra em si, a meu ver, toda essa representação e dela não se dissocia, independente de quem o carrega.

4 comentários:

Codinome Beija-Flor disse...

Bibi,
Engraçado! Pois eu tenho umas coisas assim também, com nomes, números, uns acham supertição (eu acho prudência), por exemplo, nunca me levanto as 06:00 (jamais) ou levanto as 05:55 ou 06:05, jamais 06:00h, não ando em assento de número nos vôos, ou se a soma dos números derem 6 (loucura ou não), prefiro assim. Acho que no fundo de "besta" me basta eu.
Bjos

Bia disse...

Esfinge,

acho que ter superstições é como rezar e tomar canja: mal não faz, né?

Beijos!

Blog do Beagle disse...

Vc ainda gosta de filmes... sabe os nomes, os anos em que foram produzidos, quem trabalhou... a trilha sonora... admiro essa capacidade. Bjkª. Elza

Bia disse...

Ainda gosto... A literatura roubou boa parte dos neurônios que eu destinava ao cinema, mas alguns heróis da resistência ainda permanecem.
Beijos!