Páginas

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

O fim da EntreLivros


Nem três anos completos: depois de 32 edições, a única publicação brasileira especializada em literatura perdeu a voz.

A revista EntreLivros, publicada pela editora Duetto, circulou pela última vez nas bancas do país em dezembro, trazendo um dossiê sobre Mario Quintana. O cancelamento, de acordo com a editora, foi resultado do prejuízo que a revista acumulou durante esse tempo todo. Ao que parece, as vendas não eram muito boas e o número de assinaturas era insuficiente para arcar com todos os custos.

Com estrutura bem definida – entrevistas, dossiês, ensaios, artigos, resenhas –, tinha duas seções que muito me agradavam. Biblioteca Essencial é uma lista de dez livros sobre um assunto específico, desde piratas até a economia do Brasil. Bem interessante, principalmente para uma maníaca por listas como eu. Ecco! é a coluna do Umberto Eco, página final da revista e que sempre trouxe reflexões importantes acerca da literatura e da sociedade.

Por diversas vezes a revista deu dicas preciosas, como, por exemplo na última edição, a pequena resenha sobre Pequeno guia histórico das livrarias brasileiras, gema obrigatória a todo bibliófilo que se preze, ou o dossiê sobre romance policial, ocasião em que conheci a revista.

Seja por que razão for, acho que todos perdemos com o cancelamento da EntreLivros. Ficamos um pouco mancos, talvez banguelas: ainda conseguimos andar e sorrir, mas não com a mesma graça de antes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Paulo Coelho é sucesso, não?
Abraços!
simão

Bia disse...

Sucesso e qualidade nem sempre caminham juntos, amigo Simão. Não obstante, eu não ousaria negar o mérito de Paulo Coelho .
Go figure...