Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Literatura do mundo árabe

Leio, no Publishnews de ontem, que a Feira do Livro de Londres deste ano terá como destaque a literatura de países de língua árabe. O fato está estimulando pequenas editoras, de países como Líbano, Catar e Emirados Árabes, a montarem estandes na feira e expandirem seus negócios.

Confesso que pouco conheço da dita literatura árabe. O termo, porém, parece-me um pouco genérico demais. É como dizer "literatura latina" para englobar, no mesmo balaio, escritos argentinos, colombianos, mexicanos e espanhóis, entre outros, esquecendo a riqueza única que cada um tem. Digressiono, porém.

Na minha biblioteca, o único título que se encaixaria nessa classificação é O jogo do destino, de Nagib Mahfuz, escritor egípcio vencedor do prêmio Nobel de 1988. Comprei há alguns anos já, mas ainda não li.

Li O luar na Avenida da Fé, de Gina B. Nahai, escritora americana de origem iraniana. O livro se passa na antiga Pérsia e narra uma história muito sensível e apaixonante, recheada de realismo fantástico. Acho, porém, que não se poderia dizer que faz parte da literatura árabe, uma vez que foi escrito em inglês. Apenas o cenário e a ancestralidade da escritora remetem às Árabias.

É certo que pretendo preencher essa lacuna, tão logo a turbulência dos meus estudos para a monografia passe. Se alguém tiver alguma dica, por favor, oh, por favor, dê-me-as!

E.T. A London Book Fair acontece de 14 a 16 de abril, em Earls Court, Londres.

Nenhum comentário: